Nossa História


Brasília é o nosso negócio desde 1979 anos. Em nossa história, vivenciamos várias transformações no cenário político brasileiro. Essa dinâmica levou a algumas alterações na estrutura de funcionamento da Umbelino Lôbo Assessoria e Consultoria, com o intuito de garantir a sintonia com as mudanças e os desafios que o acompanhamento do cenário político nacional demandou e demanda.

Assim, apresentamos nosso caminho até aqui e os principais fatos que não só testemunhamos, mas experienciamos como negócio nesse período e que fazem parte da nossa constituição.

A Umbelino Lôbo Assessoria e Consultoria é criada no dia 15 de julho de 1979, ainda no contexto do regime militar. Durante esse período, Antonio Marcos Umbelino Lôbo assume em alguns momentos cargos na administração pública, tendo por isso, que se afastar do comando da empresa. Nessas situações, sempre foi substituído por seu irmão e então sócio, Murilo Lôbo.

1979
A Umbelino Lôbo Assessoria e Consultoria é criada

A Umbelino Lôbo Assessoria e Consultoria é criada em julho. No mesmo ano, Antônio Marcos se afasta da empresa e assume a chefia do gabinete de Hélio Beltrão, Ministro Extraordinário da Desburocratização.

João Figueiredo, último presidente militar, toma posse. A negociação da anistia é iniciada.

1982
Eleição direta para governadores

Antônio Marcos acumula a função de Chefe de Gabinete do Ministro da Previdência e Assistência Médica, Hélio Beltrão. Retorna ao escritório no ano posterior.

Após 16 anos, é realizada a primeira eleição direta para governadores, na qual dois ex-exilados foram eleitos: Leonel Brizola pelo Rio de Janeiro e Miguel Arraes por Pernambuco.

1984
Diretas já

A campanha para as ‘Diretas Já’ ganha força e se espalha pelo país.

1985
Eleição indireta de Tancreto Neves

Apesar da campanha pelas ‘Diretas Já’ no ano anterior, ocorre a eleição indireta de Tancredo Neves para presidência, encerrando o ciclo de Presidentes militares, que teve início em 1964. Entretanto, Tancredo não chega a assumir a Presidência em virtude de seu falecimento. Em abril do mesmo ano, José Sarney toma posse.
Antonio Marcos assume a chefia do escritório da Petrobras em Brasília, afastando-se da empresa.

1986
Eleições gerais para governadores, deputados estaduais e federais e senadores.

Eleições gerais para governadores, deputados estaduais e federais e senadores. Os parlamentares eleitos foram responsáveis ​​por estabelecer a Constituição Federal Brasileira de 1988.

1987
Fundação da Góes, Piquet e Lôbo

Com o retorno de Antonio Marcos à Umbelino, é fundada a ‘Góes, Piquet e Lôbo’, escritório especializado em análise de risco político e que acompanha de perto os trabalhos da assembleia constituinte. Esse processo mobilizou amplamente todos os setores – empresas, sindicados, servidores públicos, estados, municípios, judiciário, dentre outros.

1988
Constituição Federal de 1988

Eleições gerais para Governador, Deputados Estaduais e Federais e Senadores. Os parlamentares eleitos foram responsáveis pela elaboração da Constituição Federal de 1988.

1988
Promulgação da Constituição Federal de 1988
1989
Eleição direta para Presidência da República

A primeira eleição direta para Presidente da República em 29 anos contou com vários candidatos, como Ulysses Guimarães, Aureliano Chaves e Mário Covas. O segundo turno entre Lula e Collor, com a eleição desse último, foi a grande surpresa do pleito.

1990
Antônio Marcos assume cargo de chefe de gabinete do Ministério da Infraestrutura

Antônio Marcos afasta-se mais uma vez da empresa para assumir o cargo de chefe de gabinete do Ministro da Infraestrutura, Ozires Silva.

1991
Retorno de Antônio Marcos à Umbelino

Em abril, Antônio Marcos retorna à Umbelino e deixa definitivamente a ‘Góes, Piquet e Lôbo’ que, posteriormente, se transforma em IBEP – Instituto Brasileiro De Estudos Políticos.

A instituição do regime democrático representativo e participativo naturalmente altera o espaço de atuação da sociedade civil na esfera pública. Assim, a partir de 1992, a Umbelino Lôbo Assessoria e Consultoria ganhou mais corpo, aumentando tanto seu número de funcionários quanto a sua estrutura física.

1992
Fernando Collor assume como Presidente da República

Fernando Collor assume a Presidência em um contexto de inflação alta. Assim, adota a polêmica medida de congelamento das poupanças dos brasileiros. Em 1992, estouram denúncias que comprometeram Collor e levariam ao seu impeachment no final do mesmo ano. Itamar Franco, seu Vice-Presidente e político filiado ao PMBD, assume e conduz o mandato até o seu fim.

1994
1994 a 2002 - Governo FHC

Seu governo foi marcado por medidas focadas na recuperação econômica brasileira, como a instituição do plano real, a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal, a reforma da administração pública e o Programa de Privatizações. Outros fatores que tiveram destaque em sua gestão foram a Crise do Apagão e a aprovação de emenda constitucional que permitiria, a partir de então, a reeleição.

2003
2003-2010 - Governo Lula

O governo caracterizou-se principalmente por programas sociais de redução da pobreza e da fome, como o Bolsa Família.

Em termos econômicos, o Governo Lula foi marcado por uma média de crescimento do PIB de 4% por ano, recordes na balança comercial e nas reservas internacionais do país, índices baixos de inflação e desemprego. Esse contexto contribuiu para que o país não sentisse de modo substancial os efeitos da crise financeira em 2008-2009.
Também lançou o PAC – Programa de Aceleramento do Crescimento –, promoveu a concessão de rodovias federais e a privatização de hidroelétricas, como a de Santo Antônio e de Jirau. Outro evento que merece destaque, foi a Crise do Setor Aéreo.

Ademais, em termos internacionais, o País aumentou seu capital político nos fóruns e grupos multilaterais. Foi durante sua gestão que o Brasil foi escolhido como sede da Copa de 2014 e o Rio, das Olimpíadas de 2016
A principal crise política enfrentada foi provocada pelo escândalo do Mensalão.

2011
2011 - 2016 - Governo Dilma Rousseff

O primeiro mandato iniciou com uma baixa de vários Ministros em virtude de acusações de envolvimento em escândalos de corrupção. Em 2013, lançou o Programa Mais Médicos e, no ano posterior, o Brasil saiu do mapa da fome.
Em seu governo, teve início a Operação Lava-Jato, que impactou e impacta diretamente a estabilidade política do país. Também colocou em pauta a dinâmica das relações entre setor público e privado e a perspectiva da aceleração dessas interações.

Após sua reeleição, sofreu impeachment em agosto de 2016, que teve como base a acusação de pedaladas fiscais.

2016
Michel Temer (PMDB/SP) assume definitivamente o mandato.

Seu mandato foi marcado por medias que direcionadas para a retomada do crescimento econômico do país, tais como a PEC do Teto Constitucional e alterações nas leis trabalhistas. Entretanto, a Reforma da Previdência não foi concluída, ficando como principal desafio para o governo posterior.
Temer também sofreu dois pedidos de denúncia enviados para a análise do Congresso Nacional, mas que não foram acatados pela Câmara dos Deputados e, assim, os processos não se desenrolaram.

2017
Novo sócio: Felipe Oppelt

Alteração societária: Felipe Oppelt passa a integrar o quadro de sócios da empresa.

2018
Novos Sócios: Ana Victória Soraggi Lafetá, Leobino Araújo, Luisa Araújo e Wandrea Neiva

Alteração societária: Ana Victória Soraggi Lafetá, Leobino Araújo, Luisa Araújo e Wandrea Neiva passam a integrar o quadro de sócios da empresa

2019
Jair Bolsonaro assume como 38º Presidente da República.

   SHIS QL 12, Conjunto 09, Casa 19, Lago Sul - Brasília, DF - CEP 71.630-295 / Telefone: +55 61 3364-1355