A história de cada um é única, e isso não é diferente com a Umbelino Lôbo. Em 40 anos de existência, sua dinâmica foi se modificando e o negócio ganhou mais corpo a partir do processo de instituição do atual regime democrático representativo e participativo. Nesse sentido, de hoje até o aniversário de 4 décadas da empresa, no dia 15 de julho próximo, vou apresentar, em breves artigos quinzenais às quintas-feiras – que talvez tenham até um tom mais de crônica –, processos e mudanças que experenciei e/ou participei diretamente na empresa.
Atualmente, estou gerente de comunicação da empresa, setor que até 2 anos atrás não existia de maneira institucionalizada na consultoria. Ele foi gestado e nasceu a partir de uma série de projetos e reflexões sobre nossos produtos, nosso mundo e o nosso papel no mercado de relações governamentais. É um projeto que ainda está engatinhando, mas que, como experiência, já trouxe alguns movimentos externos e internos relevantes que pontuarei nos próximos textos.
Os textos tratarão das seguintes questões (não necessariamente na ordem apresentada):
Esse será um esforço de sistematizar e registrar o caminho percorrido até aqui pelo setor de comunicação, processo que ocorreu a partir de estudos e planejamento, mas que também contou com muita intuição e experimentação (o famosa e sempre útil “tentativa e aprendizado”). Assim, nem sempre – para ser mais precisa, nunca – foi possível parar para registrar os caminhos percorridos, as opções realizadas e as falhas que ocorreram.
A decisão em compartilhar essa trajetória parte da mesma postura que guiou os 40 anos da Umbelino Lôbo: sempre ter como prioridade a transparência. Também parte da percepção da empresa de que só com uma postura proativa frente as transformações que nos rodeiam é que se chega aos 40 anos de vida com uma atuação consistente e reconhecida no mercado de relações governamentais.
Até dia 28 de março!